Profissionais de TI: 5 passos para planejar sua carreira

Como está a sua carreira atualmente? Você possui um planejamento para os próximos meses e para os próximos anos? Ou está sem direção?  É disso que vou falar nesse artigo. Vou compartilhar possíveis caminhos para você fazer o seu planejamento de carreira em TI hoje mesmo. Vamos lá?

 

Costumo dizer que profissionais de TI sem planejamento de carreira são como um cego no tiroteio. Ficam perdidos sem saber para onde correr.

 

Hoje, existem muitas opções dentro da área de TI: diversas tecnologias, dezenas de certificações, graduações, livros e cursos. Para conseguir fazer boas escolhas e tomar decisões conscientes, indico fortemente que você comece hoje mesmo a fazer o seu planejamento de carreira na Tecnologia. Além disso, você vai conseguir focar suas energias no que realmente é importante para a sua carreira profissional e com certeza vai ser capaz de atingir seus objetivos mais rapidamente.

 

Falando em objetivos… você já possui seus objetivos de carreira bem definidos? Sabe o que precisa fazer para alcançar esses objetivos? Esse é um dos princípios para fazer o seu planejamento de carreira.

 

Agora, vou compartilhar 5 passos para que você comece a planejar sua carreira de Tecnologia.

 

Passo 1: Anote quais habilidades você já possui

 

É isso mesmo!

 

Você precisa anotar as habilidades que já conquistou até agora, sejam elas capacidades técnicas ou pessoais. Não sabe o que isso significa? Eu te explico.

 

Habilidade Técnica

 

É o entendimento e a proficiência no desempenho de tarefas específicas. A habilidade técnica inclui o domínio dos métodos, das técnicas e dos equipamentos que envolvem funções específicas como engenharia, tecnologia, produção e finanças.

 

Aqui vão alguns exemplos de habilidades técnicas que você pode incluir no seu planejamento de carreira, caso já possua:

 

  • Cursos de Graduação (Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Jogos Digitais, Redes de Computadores, Segurança da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, etc.)
  • Cursos Técnicos (Redes, Informática, Programação, Web Designer etc.)
  • Especializações: Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado
  • Cursos de Idiomas (Inglês, Espanhol, Francês etc.)
  • Cursos de Tecnologia (PHP, Oracle, Microsoft, Cisco, Android etc.)
  • Certificações (Java, Cisco, Microsoft, Oracle, Amazon, Linux, Security, Vmware, ITIL, Cobit etc.)

 

Habilidade Pessoal

 

Habilidades pessoais estão relacionadas com a inteligência emocional, com as habilidades mentais de cada pessoa. As soft skills (ou competências pessoais) determinam a capacidade de gestão e de relacionamento interpessoal, diferenciando de forma positiva um trabalhador dos seus colegas no mercado de trabalho.

 

Abaixo, estão alguns exemplos de habilidades pessoais ( ou soft skills) que você pode considerar no seu planejamento de carreira em TI:

 

  • Comunicação Verbal
  • Assertividade
  • Poder de Persuasão
  • Falar em Público
  • Liderança
  • Capacidade de Ensinar
  • Atitude Positiva
  • Saber trabalhar em Equipe
  • Criatividade
  • Proatividade

 

Passo 2: Identifique quais habilidades você ainda não possui

 

Agora, você vai fazer o contrário do que fez no primeiro passo. Nesse momento, você precisa determinar as habilidades que ainda não possui na área de Tecnologia e que você considera importante para a sua carreira.

 

Lembre-se: é preciso que você anote tanto as habilidades técnicas quanto as capacidades pessoais que ainda não possui. Um profissional de TI precisa ter sim bastante conhecimento técnico, porém, também precisa desenvolver suas competências pessoais ou soft skills.

 

Passo 3: Defina seus objetivos de curto, médio e longo prazo

 

“O termo objetivo diz respeito a um fim que se quer atingir. Nesse sentido, é sinônimo de “alvo definido em metas”. Definir objetivos é de extrema importância em várias áreas de atuação humana pois eles orientam a ação eficaz dos indivíduos: “é o que se quer alcançar, o que move as pessoas a agirem ou a tomar alguma decisão.”

 

Entendo que o grande problema no passo 3 é que muitos profissionais de TI e estudantes ainda não possuem clareza em seus objetivos.

 

Caso isso esteja acontecendo com você, oriento que separe um tempo maior aqui e faça uma análise da sua carreira de Tecnologia: O que pretende alcançar? Qual cargo você quer ter? Que salário você quer ganhar? Quais cursos, faculdade, certificações, soft skills você precisa ter? Qual o prazo viável para que você alcance cada um dos seus objetivos?

 

Vale ressaltar que seus objetivos podem ser diferentes de uma carreira em empresas privadas. Você também pode sonhar em ter a própria empresa, em trabalhar como freelancer ou mesmo de passar em um concurso público.

 

Abaixo, coloco exemplos de objetivos bem definidos em relação à ações e prazo de execução. Desta forma, você sabe quando e o que deve fazer para cumprir seus objetivos de carreira.

 

Exemplos:

 

  • Prazo de 3 meses: Tirar a certificação Java, Microsoft, Cisco, Linux, PMP etc.
  • Prazo de 6 meses: Começar um curso de Inglês
  • Prazo de 12 meses: Conseguir um aumento de salário
  • Prazo de 2 anos: Terminar minha faculdade de Sistemas de Informação
  • Prazo de 3 anos: Conseguir um cargo de Analista Sênior e ter fluência em Inglês
  • Prazo de 4 anos: Terminar minha Pós-Graduação
  • Prazo de 5 anos: Conquistar um cargo de coordenador

 

Esses são exemplos bem simples. Aconselho que analise com cuidado seus objetivos e que seja coerente, tanto no prazo quanto no que deseja alcançar.

 

Passo 4: Defina suas metas para atingir seus objetivos

 

“Metas são o caminho ou o passo-a-passo para se chegar a um objetivo. É um marco, um limite, um desafio. São etapas a serem atingidas dentro de um objetivo. Uma ou mais metas podem ser necessárias para se alcançar, por completo, um objetivo.”

 

Aqui, você precisa dividir o seu objetivo em etapas menores, para que consiga realizar cada tarefa separadamente. Depois de todas as etapas concluídas, o resultado vai ser a conquista do seu objetivo. Agora é comemorar!

 

Vamos a um exemplo: o seu objetivo é tirar uma certificação. Quais são as metas ou etapas para alcançá-lo?

 

  • Agendar a sua prova de certificação (nesse caso, existem centros especializados para isso como Pearson Vue e Prometric)
  • Adquirir um livro focado na certificação
  • Estudar o conteúdo do livro
  • Matricular-se em um curso focado na certificação de TI
  • Realizar exercícios e testes antes de fazer o exame de certificação
  • Ler artigos com dicas para ter sucesso no exame

 

Lembrando que, para cada etapa, é importante também determinar um prazo, ok?

 

Passo 5: Faça acontecer

 

Nada do que você leu até aqui vai fazer sentido se você não colocar em prática, concorda?

 

Agora, você precisa fazer acontecer! É hora de colocar em ação o seu planejamento de carreira na TI. Depois que finalizar o rascunho do seu planejamento, vai perceber o quanto de clareza conseguiu incutir nos seus objetivos e, principalmente, compreender o que fazer de agora em diante para conquistar tudo o que busca na sua carreira.

 

E fique tranquilo…. vários imprevistos vão acontecer e é bem provável que você vai precisar fazer adaptações no seu planejamento. Está tudo bem! O importante é você seguir em frente e não parar devido aos obstáculos. Execute o planejamento e faça adaptações sempre que necessário.

 

Pronto! Você está apto a começar o planejamento da sua carreira de sucesso na TI. Está preparado?

 

Espero que esse conteúdo tenha sido importante para você e para a sua carreira de Tecnologia. Se você gostou do artigo, indique para seus amigos e interessados no assunto através dos botões de compartilhamento nas redes sociais.

 

Nos vemos em um próximo post, vídeo ou conteúdo de TI. Abraços e sucesso na sua carreira!!!

VEJA TAMBÉM