MINICURRÍCULO

Profissional de TI desde 1998, formado em Engenharia de Software (2005). Trabalhou em empresas de diversos portes e segmentos, sempre atuando na área de software (analista, programador, arquiteto, gerente de projetos). Já treinou mais de 200 profissionais em disciplinas como Engenharia de Requisitos, Modelagem de Casos de Uso, UML, Análise por Pontos de Função, Planejamento e Gerenciamento de Projetos.

Endereço do Site: www.indtech.com.br

Palestra: O que começa errado termina errado! Como a qualidade nos requisitos determina o fracasso ou o sucesso do projeto de software.

Descrição da Palestra: Segundo o The Standish Group em seu Chaos Report de 2015, apenas 27% dos projetos de TI são bem sucedidos. Mas porquê? Quem trabalha na área há mais tempo entende que é um número até positivo, pois se sucesso for entregar projeto no prazo/ esforço/ custo/ qualidade planejados, este percentual cairia muito! Em projetos de software, muitos sabem que no começo (na fase de Requisitos) é que está um dos segredos para o sucesso. Não há pior cenário do que fazer o que não deve ser feito (fazer isso bem é ainda pior – chama-se isso de “cúmulo da ineficiência”), e se o desenho conceitual de uma solução estiver errado (seus requisitos estiverem ruins), e isso que se dará. Em nossa palestra vamos falar mais sobre esse cenário, como é possível mudar o rumo do projeto logo no início com uma boa Engenharia de Requisitos, e quais os benefícios que isso pode trazer para todos os envolvidos.

E-Mail: plinio[@]indtech.com.br